Baía do Araçá


O Araçá, uma pequena enseada limitada por flancos rochosos, conhecido como Baía do Araçá, está localizado na parte central do Canal de São Sebastião, Litoral Norte do Estado de São Paulo. Abriga um dos últimos remanescentes de manguezal do trecho entre Bertioga e Ubatuba e está incluído na Área de Proteção Ambiental Estadual do Litoral Norte do Estado de São Paulo e na Área de Proteção Ambiental Municipal dos Alcatrazes.

A Baía do Araçá apresenta grande complexidade, abrange praias, como a de Pernambuco, Germano e Topo, duas ilhas (Pernambuco e Pedroso), núcleos de bosques de mangue e uma planície onde deságua, na porção norte, o Rio Mãe Isabel. A fisionomia resultante é composta por praias e uma ampla planície que contempla extensa região entremarés (de 50-300 m) e um sublitoral raso, ambos constituídos por sedimentos areno-lamosos, relativamente compactos, e cascalho.Assim, o Araçá pode ser classificado como uma baía muito protegida, com hidrodinâmica dominada pela maré, mas que também sofre a ação de ondas de pequena amplitude. Essa diversidade de ambientes ganha forma a partir de relações físicas, biológicas, geológicas e antrópicas que se estabelecem entre continente e oceano. Além de conter remanescentes de manguezal e de abrigar alta diversidade biológica, o Araçá é também importante reduto de pescadores artesanais que utilizam pequenas canoas caiçaras, uma tradição no Litoral Norte, para pesca e transporte.

Devido à proximidade da malha urbana, esse conjunto de diferentes biótopos está, há muitos anos, exposto a diferentes tipos de ação antrópica, como ocupações irregulares, efluentes domésticos, além da proximidade do Porto de São Sebastião e do Terminal Marítimo Almirante Barroso, da Petrobras.



topo da página