I Workshop BIOTA/FAPESP-Araçá


01 a 05 de julho de 2012, CEBIMar/USP, São Sebastião, SP

Objetivos:


  • Integração da equipe com relação às estratégias das diferentes áreas do conhecimento/módulos (ver diagrama de integração);
  • Capacitação para integração dos dados e discussão das estratégias de integração em conjunto com os consultores;
  • Definição das estratégias conjuntas de amostragem relativas aos objetivos do projeto: biodiversidade, funcionamento/modelagem ecológica-econômica e planejamento espacial;
  • Construção de um diagrama integrando cronológica e espacialmente todas as atividades de pesquisas, incluindo resultados/módulos e gerais (workshops, seminários e relatórios);
  • Definição de produtos: publicações, chaves interativas, cartas síntese, entre outros.


Programação:


Domingo | 01 de julho
A partir das 18:00h Previsão de chegada da equipe e consultores. Livre (como os participantes deverão chegar em diferentes horários, o jantar fica a critério de cada um).
Segunda-feira | 02 de julho
09:00h – 12:00h Apresentação dos participantes. Integração da equipe com relação às estratégias das diferentes áreas do conhecimento/módulos, com a participação dos consultores.
Importância do Araçá (Apresentação de cada módulo em 10 minutos seguindo a estrutura: 1. Título, 2. Objetivos, 3. Justificativa/Relevância, 4. Discriminação das possíveis interações entre os módulos, considerando as dependências entre eles).
1. Serviços ecossistêmicos - Apresentação da lógica de serviços ecossistêmicos e condução de uma dinâmica para uma avaliação rápida dos serviços prestados pelo Araçá e sobre que módulos podem contribuir para cada um deles. Paulo Sinisgalli, USP.
12:00h – 12:45h Almoço (CEBIMar)
14:00h – 17:30h 2. Modelagem ecológica (Ronaldo Angelini, UFRN) – Apresentação dos diferentes tipos de modelos ecológicos existentes e de suas aplicações e necessidades de dados.
Planejamento espacial
3. Análise multicritérios - O que é e quais os inputs e as aplicações. Heinrich Hasenack, UFRGS.
4. Planejamento sistemático para conservação - O que é e quais os inputs e as aplicações. Morena Mills, UQ/Austrália.
Biodiversidade
5. Mapeamento de habitats bentônicos - O que é e quais os inputs e as aplicações. Luis Américo Conti, USP.
18:00h – 19:30h Jantar
20:00h Planejamento da saída ao campo no dia seguinte. Definição das estratégias amostrais dos módulos temáticos (verificar sobreposições, lacunas, necessidades de capacitação, articulação, ...) para atender os objetivos do projeto. Esta atividade deve ser desenvolvida em grupos de interesses comuns.
Grupos de trabalho: Grupo 1 – Gestão integrada (capacitações específicas).
- Aprendizagem social. Pedro Jacobi, USP.
Terça-feira | 03 de julho
07:30h Saída do CEBIMar para reconhecimento da baia do Araçá, zona entremarés
12:00h – 12:45h Almoço (CEBIMar)
14:00h – 17:30h Continuação dos trabalhos de grupo:
  • Grupo 1 – Gestão integrada (capacitações específicas). - Políticas públicas para zona costeira. Cláudia Regina dos Santos.
  • Grupo 2 – Como abordar os serviços Pesca e Exportação de biomassa/energia? O que, como e quando deve ser feito? (Módulos: modelagem, interações tróficas, pesca, biodiversidade, hidrodinâmica e dinâmica sedimentar).
  • Grupo 3 – Como abordar o serviço conservação da biodiversidade e a análise multicritério dentro do contexto do planejamento espacial? O que, como e quando deve ser feito? (Módulos: modelagem, interações tróficas, pesca, biodiversidade, hidrodinâmica e dinâmica sedimentar)
  • Grupo 4 – Como abordar os demais serviços ecossistêmicos identificados (identificação de lacunas)?
18:00h – 19:30h Jantar
20:00h – 22:30h Reunião (CEBIMar):
  • Apresentação da proposta do Projeto BIOTA/FAPESP-Araçá;
  • Apresentação do projeto de Monitoramento Ambiental para a Continuidade da Licença de Operação do Porto. Adriano Truffi, Porto de São Sebastião
Quarta-feira | 04 de julho
09:00h – 12:00h Estratégias de integração entre projeto BIOTA/FAPESP-Araçá e projeto Monitoramento Ambiental do Porto.
Planejamento e discussão sobre a apresentação do projeto na reunião com representantes de diferentes instituições e órgãos governamentais (que será realizada na noite do dia 4, no Teatro Municipal).
12:00h – 12:45h Almoço (CEBIMar)
14:00h – 17:30h Continuação dos trabalhos de grupo:
  • Grupo 5 – Definições de estratégias amostrais da biodiversidade para ecologia trófica/modelagem ecológica e para planejamento sistemático para conservação
  • Grupo 6 – Integração das ações do módulo de gestão integrada e avaliação de sobreposições com outros módulos. Sumário dos desenhos amostrais integrados e planejamento das atividades de campo.
18:00h – 19:30h Jantar
20:00h Reunião (Teatro Municipal) com representantes de diferentes instituições e órgãos governamentais (sociedade civil, associações, pesquisadores do projeto Araçá):
  • Apresentação da proposta do Projeto BIOTA/FAPESP-Araçá
Quinta-feira | 05 de julho
09:00h – 12:00h Definição do cronograma de coleta e de outras atividades e de produtos (publicações, resumos, divulgação científica dos resultados etc.).       
Plenária final.
12:00h – 12:45h Almoço (CEBIMar)

topo da página