Relatórios


I ENCONTRO ABERTO PROJETO BIOTA ARAÇÁ

Com a proposta de iniciar uma discussão sobre o futuro do Araçá, ocorreu no dia 27 de setembro o I Encontro Aberto do Projeto Biota-Araçá: Vamos falar do Araçá? realizado por pesquisadores do Projeto Biota Araçá-FAPESP. O encontro aconteceu no Centro Comunitário da Topolândia, área vizinha à Baía do Araçá em São Sebastião, e contou com a participação de pesquisadores, representantes de ONGs, do setor governamental e da comunidade local e demais interessados.

O evento iniciou-se com a apresentação do projeto Biota Araçá e da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte (APAMLN), unidade de conservação da qual a Baía do Araçá é integrante. A seguir, foi apresentada a proposta de criação de um espaço de discussão quanto ao futuro da Baía, visando a elaboração de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS).


No ‘Café com Prosa’, atividade na qual os convidados, ao mesmo tempo em que aproveitavam o coffee break, tiveram a oportunidade de interagir uns com os outros, refletir sobre o Araçá e expor suas visões e inquietações a respeito do futuro da região, respondendo as questões:


Adicionalmente, os participantes foram convidados a colaborar com a construção da linha do tempo da história do Araçá e a indicar quais instituições e/ou pessoas que deveriam participar da iniciativa proposta.

Após o café, foi feita uma breve devolutiva da produção do dia e uma reflexão coletiva quanto à importância da participação da comunidade na discussão do PLDS, que contou com o depoimento dos convidados do encontro. Em 2015 acontecerão novos encontros abertos a todos os interessados com os temas “Vamos entender o Araçá?” e “Vamos pensar o futuro do Araçá?”.


































topo da página